Você será redirecionado...

esse conteúdo pertence a um site fora do bb.
Deseja continuar mesmo assim?

O universitário empreendedor sabe que é preciso enfrentar desafios para alcançar seus objetivos. Mas, com o apoio certo é possível transformar projetos em realidade. O BB está ao lado dos universitários empreendedores com diferentes soluções para ajudá-los a superar os desafios de quem está entrando no mercado ou expandindo seus negócios.
 

Painel de especialistas

Veja os vídeos do "Painel de Especialistas". Conhecer diferentes histórias de quem conseguiu chegar lá pode servir de inspiração para quem quer empreender.

Caminhos para o Futuro Empreendedor

Conheça alguns estudos sobre Ideias de Negócios. Saiba mais sobre cada negócio e tome a decisão sobre o negócio certo para você.

> Saiba mais

Você tem uma ideia de negócio e quer viabiliza-la? Lembre-se que abrir uma empresa exige conhecimentos prévios. É preciso planejar e entender o mercado e seu público alvo. Aqui você vai encontrar alguns caminhos para abrir e/ou formalizar o seu negócio.

Conheça soluções e dicas para abrir seu negócio.

Se você precisa de crédito para desenvolver e expandir seu negócio, antecipar os créditos de suas vendas ou garantir o patrimônio de sua empresa veja as soluções do BB para ajudá-lo.

O Banco do Brasil possui várias soluções para ajudar sua empresa crescer. Veja a seguir algumas opções.

BB Microcrédito Empreendedor

Sua empresa pode vender serviços a prazo e receber o valor à vista. O Banco do Brasil possui várias soluções de crédito para sua empresa receber antecipadamente seus pagamentos. Conte com a comodidade e segurança do Banco do Brasil e otimize seu negócio tendo maior liquidez em seu fluxo de caixa. Veja a seguir algumas opções.

Antecipação de Crédito ao Lojista – ACL

Desconto de Cheques e Duplicatas

O Banco do Brasil possui um portfolio completo que garante a proteção de seu patrimônio e aplicações financeiras ideais para sua empresa.

Seguro Ouro Empresarial

BB Seguro Auto

BB Seguro Vida

Aplicações Financeiras: Fundos de Investimento e CDB

 

bb facilita

Canais de relacionamento

Para agilizar seus negócios, o Banco do Brasil coloca à sua disposição múltiplos canais de relacionamento.

Múltiplos canais de relacionamento para
agilizar o seu negócio

Ferramentas

Veja a seguir ferramentas para seu negócio.

  • Plano de Negócios

    O plano de Negócio é fundamental para sua empresa ter mais segurança em alcançar seus objetivos e promover inovações. Se você quer entender quais são os conhecimentos necessários para que seja capaz de conceber serviços com a qualidade exigida pelo mercado, elabore um eficaz Plano de Negócio.

     Saiba mais
  • Modelo de negócios

    Você já deve ter se perguntado o que é preciso pensar na hora de planejar o seu negócio. Existem ferramentas que podem apoiá-lo na criação, diferenciação ou inovação do seu Modelo de Negócios. O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

     Saiba mais
  • Controle de caixa

    Se você tem como objetivo o crescimento da sua empresa, o controle de caixa é essencial.

     Saiba mais
  • Controle bancário

    O controle bancário é o registro diário de toda a movimentação bancária e do controle de saldos existentes. O Gerenciador Financeiro do Banco do Brasil torna mais simples e prática as operações do seu dia a dia.

     Saiba mais
  • Controle financeiro

    Se você tem como objetivo o crescimento da sua empresa, utilizando estratégias eficientes, o controle financeiro de sua empresa é essencial. Conheça aqui as soluções do Sebrae para fazer o controle financeiro de sua empresa.

     Saiba mais

perguntas e respostas

  •  

    Apesar de normalmente serem palavras usadas para designar a mesma coisa, na prática, há uma grande diferença entre esses dois perfis.

    Basicamente, ser empresário é uma profissão, enquanto ser empreendedor é a expressão de um conjunto de comportamentos que potencializa a condição deste empresário direcionando-o com mais eficiência rumo aos seus objetivos.

    O ideal seria que todo empresário tivesse as características de um empreendedor, e que todo empreendedor soubesse como planejar e gerenciar seu negócio como um empresário.

  •  

    Descreva sua ideia com a maior quantidade de informações possíveis e registre nos órgãos competentes. Se for expor sua ideia antes de registrá-la, é interessante que solicite a assinatura de um termo de confidencialidade.

    O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é o responsável pelos registros de marcas, desenhos industriais, programas de computador e topografias de circuitos, concessões de patentes e das distintas modalidades de transferência de tecnologia.

    Para mais informações, acesse o site do INPE (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

  •  

    O plano de negócios é um roteiro que vai orientar você na execução de seu projeto e é extremamente importante para quem vai iniciar um negócio.

    O plano de negócios é muito mais do que apenas um plano com objetivos, ele permite que o empreendedor entenda os vários aspectos do seu negócio. Descreva seu objetivo, público alvo, concorrência, os pontos fortes e fracos de seu projeto, as ameaças e oportunidades, os principais riscos e faça projeções de custos e receitas.

    Conheça aqui a solução do Sebrae para elaboração de um Plano de Negócio.

  •  

    Sim. Existe uma rede de apoio para auxiliar o empreendedor. Porém, é preciso buscar a ajuda adequada.

    Converse com empreendedores do seu ramo de atuação para compartilhar experiências e casos de sucesso. Existem instituições como a Endeavor e o Sebrae que apoiam os empreendedores com soluções e capacitação.

  •  

    Sim, a rede de relacionamentos não deve estar restrita apenas a potenciais clientes.

    Mantenha contatos com amigos e outros empreendedores. Use as mídias digitais para ampliar relacionamentos e para divulgar sua empresa. Participe de debates, eventos, treinamentos, palestras e concursos promovidos pelos vários agentes incentivadores do empreendedorismo.

  •  

    Sim. Neste próprio site você tem acesso a cursos, manuais e notícias relacionadas ao empreendedorismo universitário. 

  •  

    O bom uso do crédito pode fazer a diferença para o sucesso de seu negócio. A ausência de capital é um dos motivos para que muitas ideias não saiam do papel. Boas ideias precisam de investimento. Ter um plano de negócios detalhado é fundamental para que você saiba do montante de recursos que vai precisar. Existem várias alternativas para financiar seu negócio:

    • recursos próprios;
    • amigos e familiares;
    • sócio investidor;
    • empréstimos bancários;
    • capital de risco (business angels, seed capital, venture capital e private equity);
    • incubadoras; e
    •  crowdfunding.

    Saiba Mais

    Conheça as Soluções BB

    Conheça as dicas do Sebrae sobre acesso a serviços financeiros e aproveite para conhecer alguns aplicativos de crédito.

  •  

    É fundamental que sua empresa tenha a participação dos clientes no ciclo de desenvolvimento dos seus produtos e serviços. Outro fator determinante é a realização de estratégias e campanhas de fidelização. Entenda o comportamento do novo consumidor e aprenda como fidelizar seus clientes.

    Conheça as dicas do Sebrae sobre atendimento e fidelização no e-commerce.

  •  

    O comércio eletrônico é um espaço virtual onde produtos e serviços são oferecidos aos clientes. Seu negócio pode crescer muito com o comércio eletrônico, mas para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Lembre-se que o consumidor online é muito exigente.

    Se a experiência de compra não for boa, a divulgação do ocorrido será rápida, pois ele provavelmente usará as redes sociais.

    Fique atento às particularidades do mundo online e antes de utilizar o comércio eletrônico identifique os investimentos necessários, quem são seus fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing e venda. Muito importante, também, é investir em sistemas de pagamentos seguros.

    Saiba Mais:

  •  

    Os impostos aplicados ao comércio eletrônico se diferem pouco do comércio físico, mas existem algumas peculiaridades dessa tributação.

    Saiba mais.

  •  

    Inovar é essencial para empresas que querem ser competitivas e pretendem permanecer no mercado por um longo tempo. É um investimento que agrega valor aos negócios. Mas para inovar é preciso que as empresas coloquem a geração de novas ideias como item imprescindível em seu planejamento estratégico.

    Tem que haver uma cultura que incentive todos a criar e que tolere falhas. A participação de uma liderança forte e a implantação de processos formais, para reunir sugestões, também colaboram com os processos de inovação.

    Saiba mais:

     

  •  

    Lidar com as finanças não é tarefa fácil, principalmente quando simultaneamente você tem que administrar as finanças pessoais e as da empresa.

    Jovens empreendedores constantemente descrevem ter tido graves problemas ao misturar as contas particulares e as da empresa.

    Como pessoa jurídica seu foco deve estar em seus objetivos, metas, vendas, fluxos de caixa e resultados.

     

     

  •  

    Além das mais de cinco mil agências, você pode utilizar outros canais de atendimento e de relacionamento para realizar suas operações bancárias, tais como:

    • Internet – Gerenciador Financeiro;
    • Rede de Correspondentes com mais de 15,5 mil pontos conveniados em todo o território nacional;
    • mais de 44 mil terminais de autoatendimento;
    • Central de Atendimento BB: 4004 0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais localidades).
  •  

    Sim. O Banco do Brasil possui um excelente negócio para sua Empresa e para seu cliente: O BB Crediário  Com ele você pode oferecer a seus clientes a possibilidade de parcelar as compras em até 48 vezes, recebendo o valor no dia seguinte.

    A função Crediário está disponível nas máquinas da Cielo para os portadores de cartões Ourocard Visa, Elo ou Visa Electron.

  •  

    Sim, o Banco do Brasil oferece diversas soluções para sua empresa atuar no comércio internacional.

    Saiba mais.

     

     

  •  

    Você encontra aqui todas as ofertas de treinamento disponíveis para aprimorar seu conhecimento.

  •  

    Sim, o Banco do Brasil oferece o B2B Trade Portal.

    Trata-se de um portal online B2B (Business to Business), criado por meio da parceria exclusiva entre o Banco do Brasil e o B2Brazil. É o principal canal especializado na internet para promover e gerar negócios para as micro, pequenas e médias empresas brasileiras. O Portal conecta milhões de empresas de todo o mundo com empresas brasileiras, através de plataforma única de negócios. Clique aqui.  

  •  

     Você terá um site exclusivo da sua empresa com conteúdo em português e inglês, identificado com a marca BB, aumentando a credibilidade com empresas internacionais interessadas em realizar negócios.

    Sua empresa será divulgada tanto no B2B Trade Portal quanto no portal B2Brazil.com, aumentando suas chances de fazer mais negócios.

    O Portal oferece suporte dedicado da equipe do B2Brazil no desenvolvimento do site da sua empresa e ainda concede 20% de desconto na Associação Premium, obtendo mais visibilidade e aumentando as chances de realizar negócios.

  • Ver mais

Notícias e eventos

  • Vários eventos acontecem em todo o País com foco no empreendedorismo. Muitos deles tem o apoio do Sebrae. Veja aqui como programar-se para participar desses encontros.

     Saiba mais
  • Acompanhe as principais notícias sobre o segmento de micro e pequenas empresas e empreendedores. A Agência Sebrae de Notícias põe os pequenos negócios em pauta.

     Saiba mais

Cursos

Aqui você encontra cursos online, cartilhas, manuais e artigos que irão ajudá-lo em sua trajetória de empreendedor.

  • Começar Bem

    Antes de abrir o negócio, o empreendedor precisa saber se seu empreendimento é viável.

     Saiba mais
  • Gestão da Inovação: Inovar para Competir

    Curso que destaca a importância da inovação para a competitividade empresarial. Direcionado para os interessados em buscar a evolução do seu negócio e a implantação da cultura da inovação.

     Saiba mais
  • Análise e Planejamento Financeiro

    Aprenda a analisar e projetar estratégias empresariais a partir de informações financeiras com foco em temas como: fluxo de caixa, investimento, planejamento e análise financeira.

     Saiba mais
  • Atendimento ao Cliente

    O curso tem como objetivo promover reflexão crítica sobre o atendimento ao cliente, identificar aspectos e planejar ações que possibilitem resultados positivos na satisfação de sua clientela.

     Saiba mais
  • O que é uma startup?

    Um grupo de pessoas iniciando uma empresa, trabalhando com uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza. Entenda.

     Saiba mais
  • Como vender a ideia e atrair investimento para a startup

    Boas ideias aparecem o tempo todo e alguns investidores podem, sim, apostar somente em uma ideia. Mesmo assim, é preciso mais que isso para atrair investimento.

     Saiba mais
  • Use o Twitter para marcar a presença da sua empresa na internet

    Conheça a apostila que o Sebrae preparou com orientações para você investir no relacionamento e interação nas redes sociais. A prática ajuda a solidificar e aumentar a visibilidade de sua marca. Por meio do Twitter, ferramenta cujo objetivo é a comunicação curta, direta e objetiva, as empresas podem interagir com as pessoas de forma proativa e focada em campanhas específicas.

     Saiba mais
  • Procedimentos para Exportação

    O curso oferece informações sobre a atividade exportadora, como, por exemplo, as atribuições e modos de ação dos diversos órgãos; os serviços de apoio disponíveis ao exportador; e os trâmites aduaneiros e diversos tipos de operações de exportação.

     Saiba mais
  • Compras Governamentais

    O objetivo do curso é transmitir informações sobre o fornecimento de produtos e serviços para a administração pública.

     Saiba mais

Vídeos

/